quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Como Aumentar os Níveis de Dopamina Naturalmente?

O que é a dopamina?
A dopamina é um neurotransmissor, isto é, um tipo de mensageiro químico. Assim como hormônios enviam mensagens para vários órgãos, neurotransmissores carregam recados de um neurônio a outro. No caso da dopamina, ela tem muito a ver com nossos níveis de motivação - a nossa persistência em ir além, buscar concretizar nossas ambições e desejos, realizar nossos sonhos. 

Ela também cumpre muitas outras funções. Sabe-se que a dopamina tem um papel em regular nossos níveis de atenção, nosso controle motor... Em meu vídeo (confira abaixo), explico melhor sobre para quê serve a dopamina, de forma bem simples:

E como manter níveis saudáveis de dopamina? Ou até mesmo aumentar os níveis de dopamina? Existem algumas coisas em nosso estilo de vida que podemos fazer:

1. Consuma l-tirosina

A
l-tirosina, um nutriente, serve como matéria-prima para seu cérebro produzir dopamina. Enzimas em seu corpo transformam a l-tirosina em dopamina. Ou seja: você precisa desse nutriente para manter bons níveis de dopamina.

Por se tratar de um aminoácido, a l-tirosina é encontrada em alimentos ricos em proteína, como ovos, laticínios e carnes. Mas boas quantidades também são encontradas no amendoim, abacate e banana. 

Nesses alimentos, a l-tirosina compete com outros aminoácidos por absorção. O uso de suplementos alimentares contendo tirosina isoladamente pode favorecer a sua absorção e biodisponibilidade - mas essa prática deve ser orientada por um médico ou nutricionista.

Pesquisas da Universidade de Leiden concluíram que a l-tirosina "parece melhorar a performance cognitiva de maneira eficaz" - especialmente em situações estressantes ou em tarefas mais desgastantes mentalmente. Esses cenários esgotariam as reservas de dopamina, levando a uma perda da concentração. A l-tirosina melhoraria o desempenho intelectual ao "repor" tais reservas.

2. Compartilhe suas vitórias - e arranque elogios

Quem não ama ter seu trabalho bem feito reconhecido? Ou receber elogios por aqueles quilinhos perdidos às custas de tanto suor? Cientistas mostraram que essas pequenas massagens de ego estimulam os centros de recompensa do cérebro de forma semelhante às gratificações financeiras, segundo estudo publicado na revista Neuron

Os autores acreditam que, quando recebemos avaliações positivas, há um aumento de dopamina nos circuitos de recompensa do cérebro. Acredita-se que, assim, nos sentimos mais motivados a repetir os mesmos comportamentos que nos garantiram aplausos. 

Outra pesquisa, publicada na PLOS ONE, indicou que os elogios podem aprimorar até nosso aprendizado. A pesquisa sugere que, ao tentarmos aprender uma nova habilidade - como cozinhar ou tocar um instrumento musical - tendemos a memorizá-la melhor se recebermos elogios.

Que tal elogiar alguém? Ou "biscoitar" alguns elogios por aí? Reconhecimento nos motiva!

3. Pratique exercício físico regularmente
Não é novidade: a prática constante de exercícios físicos opera inúmeros milagres no cérebro e beneficia a saúde mental. O cérebro é um vampiro que ama sangue, que é onde tira sua energia - e os treinos garantem uma circulação sanguínea ótima para atender as necessidades desse órgão faminto. 

Pesquisadores já desvendaram que suar a camisa também melhora o metabolismo energético e também estimula fatores tróficos, que favorecem a neuroplasticidade (reorganização das sinapses, a base da memória e aprendizado).

A dopamina é também parte da charada de como os exercícios melhoram a saúde do cérebro. "Demonstrou-se que o exercício aeróbico aumenta os níveis de dopamina no estriado, hipotálamo, mesencéfalo e tronco cerebral em vários estudos em animais, reforçando os efeitos benefícios do exercício no humor e memória", dizem pesquisadores na Frontiers in Psychology.

Por exemplo, em homens saudáveis, a prática regular de yoga ao longo de meses, produziu um incremento nos níveis de dopamina no cérebro, entre outros inúmeros benefícios, segundo um estudo.

4. Ouça música
Essa pode ser uma maneira bem fantástica e prazerosa de estimular as vias de dopamina no seu cérebro!

Usando exames de imagem cerebral, pesquisadores investigaram os efeitos de ouvir música clássica. As músicas eram instrumentais para evitar a influência das letras nos resultados. Eles descobriram que as músicas que deixavam adultos "arrepiados" levavam também a um aumento de atividade em áreas do cérebro ricas em dopamina e envolvidas com o processamento de prazer e recompensa.

"Mostramos aqui que a música recruta sistemas neurais de recompensa e emoção similar àquelas em resposta a estímulos biológicos relevantes, como comida e sexo, e àquelas que são artificialmente atividas por drogas de abuso. Isso é extraordinário, pois a música não é nem necessária para a sobrevivência biológica ou reprodução, nem é uma substância farmacológica", concluíram os autores da pesquisa.

Um estudo mostrou que há um aumento da liberação de dopamina quando nos emocionamos ao ouvir uma música.

Descubra mais: como melhorar o desempenho do seu cérebro

Confira aqui a segunda edição do meu livro, "Turbine Seu Cérebro". Nele, você descobrirá: 

  • Tudo sobre nootrópicos - substâncias que prometem aumentar a capacidade de concentração, melhorar a memória, humor e raciocínio. Eu coletei relatos de uso e também pesquisei o veredito da ciência sobre a eficácia e segurança de dezenas desses compostos.
  • Estratégias de estilo de vida, como a melhora da qualidade de sono, para melhorar seu desempenho mental.
  • Como os alimentos podem impactar a sua performance cognitiva e seu humor.
  • Tudo isso numa linguagem agradável e acessível e em uma obra impecavelmente ilustrada.

Clique aqui para saber mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário