quarta-feira, 12 de maio de 2021

Pycnogenol / Flebon: o que é, como age e quais seus efeitos no cérebro

O que é o Pycnogenol e Flebon?

Pycnogenol® é um dos mais poderosos antioxidantes naturais. Trata-se de um extrato fitoterápico, obtido a partir das cascas de um pinheiro (Pinus pinaster), que é rico em antioxidantes das classes dos flavonoides e polifenóis. No Brasil, é vendido sob prescrição médica sob o nome de Flebon.

Após ingestão oral, esses compostos antioxidantes ficam elevados por até 14 horas no sangue [1].

Efeitos do Flebon na circulação sanguínea

O Pycnogenol (Flebon) tem muitos efeitos interesses - um deles está em melhorar a dilatação os vasos sanguíneos. Pacientes com doença arterial coronariana que receberam 200 mg/dia de Pycnogenol por 8 semanas tiveram uma melhora significativa do fluxo sanguíneo, de modo superior ao placebo [2].

Melhor circulação significa que oxigênio e nutrientes chegam aonde precisam. Inclusive ao cérebro, que é um "vampirão": ele consome 20% do oxigênio, mesmo tendo 2% da massa corporal. 

Pesquisadores da Universidade de Swinburne (Austrália) explicam que:

“Essa ação de relaxar os vasos sanguíneos e torná-los mais flexíveis não apenas beneficia o cérebro, mas também reduz o estresse do sistema cardiovascular e de todo o corpo, devido a uma melhor circulação” [3]. 

Já pesquisadores da Universidade de South Florida descobriram o mecanismo por trás desses efeitos: o Pycnogenol estimula a produção de óxido nítrico, famoso vasodilatador natural [4].

Ações antioxidantes e antiinflamatórias do Flebon (Pycnogenol)

Como eu te contei ali em cima, esse extrato fitoterápico conta ainda com uma notável ação antioxidante, ou seja, capaz de frear a oxidação dos neurônios. “O cérebro humano é altamente suscetível aos danos oxidativos”, como afirmam pesquisadores [3]. 

Lembra do apetite voraz do cérebro por oxigênio? Isso gera muita oxidação. Assim como a manteiga fica rançosa fora da geladeira, o cérebro, rico em substâncias gordurosas, também pode sofrer o mesmo - algo chamado de peroxidação lipídica. E o cérebro tem menor resserva de antioxidantes [3]. 

Daí que entra o Pycnogenol (Flebon).

O estresse oxidativo tem sido apontado como uma das causas de um declínio da capacidade intelectual. Pesquisadores da Universidade de Chieti-Pescara (Itália) apontam que:

"É possível que em profissionais estressados e muito ativos o aumento do estresse oxidativo possa ser tanto o resultado quanto a causa de alterações (...) nas funções cognitivas, que afetam de modo significativo o estilo de vida, desempenho e possivelmente mesmo a vida pessoal" [5].

O leque de ações é ainda mais ampliado ao se considerar que o Pycnogenol exibe alguns efeitos anti-inflamatórios [9].  

Efeitos do Pycnogenol (Flebon) nas funções mentais

Esses pesquisadores italianos analisaram os efeitos do uso de 150 mg/dia de Pycnogenol no intelecto de adultos saudáveis entre 35 a 55 anos com “estresse oxidativo elevado”.

Após 3 meses, esses adultos tiveram uma queda significativa – na média, 30,4% – nos níveis de substâncias oxidativas, comparado a um grupo que não recebeu Pycnogenol. 

Somado a isso, o uso do extrato aumentou significativamente a memória de trabalho e episódica, atenção sustentada e funções executivas, de modo superior ao placebo.

Outro impacto positivo do Pycnogenol foi na execução de tarefas do dia-a-dia, como lidar com dinheiro e resolver problemas; além de melhorar a performance em tarefas profissionais. 

Quem usou Pycnogenol teve melhora em parâmetros de humor, como maior alerta e contentamento e menor ansiedade [5].

Outros pesquisadores descobriram mais benefícios nm grupo de jovens universitários saudáveis. Eles receberam Pycnogenol (100 mg/dia) por 8 semanas, associado a “um plano de saúde padronizado”. Após 2 meses, tiveram melhoras em testes de foco, memória e funções executivas, comparado a um grupo que não recebeu o extrato.

Também ficaram mais de bem com a vida: sentiam-se mais alertas, contentes e calmos. Nos exames universitários, eles obtiveram pontuações melhores do que o grupo de jovens que não recebeu Pycnogenol [8].

TDAH e declínio cognitivo

Benefícios também foram notados em crianças com TDAH. Um estudo verificou que elas tinham maiores danos oxidativos no DNA quando comparadas a crianças sem esse diagnóstico. 

A suplementação com o Pycnogenol por 1 mês foi capaz de reduzir a oxidação do material genético e aumentar a capacidade antioxidante do sangue. Em paralelo, elas tiveram melhora da atenção [6]. 

Em pessoas saudáveis, entre 55 a 70 anos, o uso de Pycnogenol por 12 meses também produziu efeitos interessantes. O extrato derrubou em 28% os seus níveis de estresse oxidativo. Não houve redução num outro grupo que não recebeu Pycnogenol. 

Além disso, aqueles que consumiram o extrato por um ano tiveram uma melhora em índices de declínio cognitivo, na execução de tarefas do dia-a-dia e nas funções cognitivas [7]. 

Conclusão

Pesquisadores australianos concluíram que:

"Os efeitos biomoduladores do Pycnogenol melhoram vários mecanismos que podem sustentar a cognição, incluindo processos vasculares, anti-inflamatórios, neuroprotetores e antioxidantes. 

(...) Com ensaios clínicos preliminares indicando benefícios em vários domínios cognitivos, incluindo atenção, memória e funções executivas” [3].

O Pycnogenol (Flebon) só pode ser vendido sob prescrição médica. É indicado para tratar problemas vasculares, segundo a bula. 

Referências

[1] Single and multiple dose pharmacokinetics of maritime pine bark extract (Pycnogenol) after oral administration to healthy volunteers – https://link.springer.com/article/10.1186/1472-6904-6-4

[2] Effects of Pycnogenol on endothelial function in patients with stable coronary artery disease: a double-blind, randomized, placebo-controlled, cross-over study – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22240497/

[3] Assessing the Efficacy and Mechanisms of Pycnogenol® on Cognitive Aging From In Vitro Animal and Human Studies – https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphar.2019.00694/full#B20

[4] Endothelium-dependent vascular effects of Pycnogenol – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9781917/

[5] Pycnogenol® improves cognitive function, attention, mental performance and specific professional skills in healthy professionals aged 35-55 – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24675223/

[6] Effect of polyphenolic extract, Pycnogenol, on the level of 8-oxoguanine in children suffering from attention deficit/hyperactivity disorder – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17015282/

 [7] The COFU3 Study. Improvement in cognitive function, attention, mental performance with Pycnogenol® in healthy subjects (55-70) with high oxidative stress. – https://europepmc.org/article/med/26635191

[8] Pycnogenol® supplementation improves cognitive function, attention and mental performance in students – https://europepmc.org/article/med/22108481

[9] Inhibition of NF-κB activation and MMP-9 secretion by plasma of human volunteers after ingestion of maritime pine bark extract (Pycnogenol) – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1413525/

Nenhum comentário:

Postar um comentário