sábado, 24 de março de 2018

L-teanina melhora a qualidade do sono de pacientes de TDAH, diz estudo


A l-teanina, aminoácido encontrado nas folhas do chá verde, é reconhecida por provocar sensações de tranquilidade. Levando esses efeitos "zen" em conta, um estudo verificou se ela melhora a qualidade sono, que é frequentemente prejudicada no TDAH.


Os problemas de sono nesses pacientes são diversos: possuem dificuldades para adormecer, acordam várias vezes durante a noite, tem dificuldade para acordar de manhã e apresentam sonolência diurna [1]. E uma noite de sono ruim geralmente é um passaporte para um dia seguinte ainda pior – você sabe que a sonolência reduz a capacidade de concentração e deixa o humor mais azedo. Isso é especialmente mais frustrante quem já possui TDAH.

Mas e aí, será que a l-teanina consegue mudar esse cenário? O estudo da University of British Columbia, que durou 6 semanas, dividiu 98 meninos diagnosticados com TDAH em dois grupos: um recebeu 400 mg de l-teanina por dia (200 mg no café-da-manhã e 200 mg após a escola) e outro recebeu placebo (pílulas sem princípio ativo algum). 

No início e após o final do experimento, os meninos foram monitorados com um dispositivo semelhante a um relógio de pulso que monitora os ciclos de sono. O aparelho mostrou que aqueles meninos que haviam usado a l-teanina obtiveram uma melhor eficiência ou qualidade de sono – ou seja, passavam mais tempo num sono reparador quando comparados ao grupo que usou placebo. 

É como se eles conseguissem descansar melhor durante o sono. Houve uma redução da atividade motora durante o sono naqueles que usaram a l-teanina. A parte mais animadora dessa pesquisa foi que a l-teanina conseguiu, com segurança, ajudar aqueles com TDAH a dormir melhor. "A falta de sono pode agravar os problemas de atenção durante o dia”, comentou uma das autoras do estudo.

[1] ADHD, Sleep and Sleep Disorders

Nenhum comentário:

Postar um comentário