terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Novidade: fórum Nootrópicos Brasil


Percebo que estamos caminhando a passos largos na discussão sobre nootrópicos e smart drugs aqui no Brasil (ainda bem!). É claro que não chegamos perto dos números da comunidade sobre esses melhoradores cognitivos que existe em inglês. No entanto, muito progresso foi feito nesse último semestre. 

Nootrópicos Brasil - reúne, no Facebook, entusiastas sobre o tema
O primeiro exemplo: no Facebook, o grupo "Nootrópicos Brasil", criado por Tony Oliveira, reúne hoje mais de 700 entusiastas sobre o assunto. O número parece pequeno - mas a atividade dessas centenas de membros é intensa, assim como há uma riqueza nas informações e experiência trocadas por lá. 

Da mesma forma, há alguns meses, existia um deserto de informações especializadas sobre o nootrópico em português. Sei que não houve uma mudança radical - mas meu blog já é um pequeno oásis, contribuindo com conhecimento dos leitores brasileiros interessados no assunto. Espero continuar produzindo material original e em bom português!


Outro avanço: eu tive a honra de lançar o primeiro ebook sobre nootrópicos: o "Turbine seu Cérebro". Trata-se de uma coletânea que discute os 16 nootrópicos mais acessíveis no Brasil. Nesse meu ebook, condenso as principais descobertas dos estudos científicos sobre o uso dessas drogas em pessoas saudáveis, aproveitando para apresentar meus relatos. O ebook também aborda outros aspectos do melhoramento cognitivo - para saber mais do conteúdo e como adquiri-lo, é só clicar aqui.

A construção de uma comunidade de discussões sobre nootrópicos no Brasil é um esforço diário. A contribuição mais recente - e muito bem-vinda - é um fórum especializado no assunto - também chamado de Nootrópicos Brasil. Já era tempo. O mérito da criação desse espaço de discussão sobre nootrópicos é de Paulo Lanzilotti. Ele organizou vários tópicos de discussão no fórum, que está hospedado no Forumeiros.

Também fez suas contribuições em posts que são um prato cheio para os apreciadores do tema. Em um deles, Lanzilotti fala sobre um stack estimulante receitado por um neurologista: cafeína (200 mg) combinada à forma acetilada do aminoácido carnitina (500 mg). Você pode ler o relato clicando aqui.

O destaque vai para uma tese feita pelo mesmo autor sobre um tema extremamente denso: a LTP (potenciação de longo prazo), apresentado com uma roupagem mais acessível. A LTP configura-se de um dos mecanismos mais importantes para a plasticidade cerebral. O nome parece estranho, mas fala por si só. O seu cérebro realiza novas conexões durante o aprendizado. E, literalmente, se adapta, modificando-se. Sabe a história do "cérebro enferrujado?". Pois é através da LTP que você permite que seu cérebro fique sempre plástico, capaz de aprender. Daí a importância do tema.

A LTP, uma via importante para a neuroplasticidade, é discutida no fórum Nootrópicos Brasil
Lanzilotti registra seus insights sobre como certos fármacos podem interferir no nível bioquímico nessa via da LTP. Nas conjecturas de Lanzilotti, seria possível otimizar a consolidação de memórias - a partir do Noopept e de um produto vendido sob o nome de CILTEP (a base de extrato de alcachofra e forscolina). Haveria uma grande sinergia nesse stack, pois, por mecanismos distintos, ambos desembocam numa otimização do processo da LTP. Clique aqui para ler o texto completo.

Outro destaque é para uma sessão dedicada à importação de nootrópicos - tema que costuma ser fonte de muitas dúvidas, mas que rende respostas limitadas. As informações são desencontradas. Aliás, eram. O cenário agora está mudando. No fórum, é possível encontrar informações sobre como comprar nootrópicos que são vendidos apenas em outros países. Há espaço para dúvidas, discussões e compartilhamento de materiais de interesse.

Todas essas iniciativas ajudam a reunir as informações sobre os nootrópicos em português. Mais que isso: ao compartilhar relatos, escrever artigos, teses, discutir o assunto (e comentar num blog como esse), nós estamos produzindo informações. E, no final das contas, estamos todos contribuindo para o acesso ao conhecimento. É justamente essa a missão deste blog e também a de iniciativas como a do fórum Nootrópicos Brasil.

EM TEMPO: Amanhã, irei publicar a terceira parte da coletânea de artigos sobre o Noopept. Os leitores sedentos por conhecimento podem aguardar um artigo farto em informações originais e interessantes. Até mais!

3 comentários:

  1. Parece que o Admin parou de aceitar as pessoas que tentam entrar nesse Grupo Fechado

    ResponderExcluir
  2. excelente Matheus! Obrigado pelas dicas, vou me registrar no fórum e entrar para a comunidade do Face! Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, o melhor nootropico para quem quer se sentir mais feliz, sociável, criativo, focado e inteligente é o Aniracetam. Seu efeito é leve, bem leve, mas é real. Afinal, estamos falando de um ajudante, e não de uma droga fortíssima. Eu tomo diariamente faz alguns meses, parece que não funciona mais pois me acustumei com o efeito (suave), mas faz efeito sim. É só você notar que se sente bem. Fique sem tomar uns dias e compare seu humor e seus relacionamentos. Modafinila eu já tomei algumas vezes, o efeito é extremamente potente, mas faz bem mal consumir diariamente, pois é uma anfetamina e atrapalha na produção de melatonina e do hormônio do crescimento. Recomento fortemente o Aniracetam. Para quem quer comprar no Brasil, sugiro o aniracetam com br, pois sei que eles entregam o produto verdadeiro, importado de bons fornecedores. Sou químico e conheço bem a textura, o sabor e o aroma e já comprei com eles e estou satisfeito.

    ResponderExcluir