Um cochilo rápido?
terça-feira, 29 de setembro de 2020
Cochilo cafeinado (caffeine-nap): combo de café e soneca pode recuperar energia e alerta, avaliam estudos
Um cochilo rápido?
segunda-feira, 28 de setembro de 2020
Perfil: Semax - o que é, para que serve, mecanismos de ação, estudos sobre eficácia e segurança
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
Entrevista sobre a sulbutiamina, um nootrópico anti-fadiga, com Bernardo Starling
"Sulbutiamina: 'mãozinha' do astênico". A sulbutiamina é indicada para a astenia - ou exaustão - física, psíquica e intelectual |
Entre as substâncias que supostamente melhorariam o desempenho cognitivo, a sulbutiamina ocupa lugar de destaque. Isso porque, devido às suas propriedades psicoestimulantes, a sulbutiamina conseguiria debelar um dos principais rivais dos tempos modernos: a falta de vigor e a exaustão. No Brasil, esse composto é um medicamento de nome comercial Arcalion indicado para o cansaço físico, psíquico e intelectual, segundo a bula.
A bula do fabricante ainda garante que a sulbutiamina "atua no sistema nervoso central e neuromuscular, agindo como fator natural de resistência física, de eficiência intelectual e de equilíbrio psíquico". Bom demais para ser verdade?
Para avaliar essas alegações, pesquisadores recentemente publicaram uma revisão científica sobre a sulbutiamina no Journal of Nutrition and Metabolism. No resumo, eles afirmam que "existe alguma evidência que a sulbutiamina possa ter efeitos anti-fadiga, nootrópicos e antioxidantes, o que levou ao seu uso como suplemento esportivo".
Recentemente, tive o prazer de entrevistar um dos autores, o nutricionista Bernardo Starling, a respeito de seu trabalho sobre a sulbutiamina. Bernardo Starling é formado em Nutrição, pós graduado em Nutrição Ortomolecular e Nutrigenômica e Mestre em Bioquímica (UFPR). Professor e pesquisador, o profissional mantém ainda um consultório, onde presta atendimento nutricional, com foco, principalmente, para atletas em busca dos melhores resultados em competições.
Starling avalia que a sulbutiamina tem potencial para trazer "melhora na qualidade e fixação do raciocínio". Além disso, após sua pesquisa, considera que a substância é promissora para "diminuir a fadiga de quem tem uma carga mental e cognitiva muito grande em seu dia a dia". Os autores do estudo observam, contudo, que novos estudos precisam ser conduzidos para esclarecer e confirmar o potencial da sulbutiamina.
Lembrando que, no Brasil, ela é considerada medicamento - e por isso, seu uso deve ser indicado por um médico. Não se automedique.
Confira a entrevista completa abaixo:
sábado, 12 de setembro de 2020
Noopept: O Que é, Para que Serve, Funciona? E Quais os Efeitos Colaterais?
Reprodução de tela de website brasileiro de farmácia de manipulação que comercializa Noopept |
"Noopept: concentração, memória, neuroprotetor, cognição e aprendizado", anuncia, em uma página de vendas, uma farmácia de manipulação de Santa Catarina (SC). "Noopept: melhora do aprendizado e memória, potente neuroprotetor, efeito nootrópico", alega outra empresa do mesmo ramo, também de SC, num folheto informativo publicado online.
Na Rússia, anúncios publicitários afirmam que o Noopept - foto do medicamento acima - ajudaria a preservar uma "excelente memória". |