quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A quantas anda o poder do seu cérebro? Descubra!

Faça esses testes de memória e raciocínio. Compartilhe seus resultados!

Seu cérebro anda afiado? Faça os testes
Quando o assunto é o poder do cérebro, seus genes certamente influenciam. Só que eles são apenas uma parte da equação que determina seu potencial cognitivo. A sua alimentação, seu nível de atividade física - e mesmo sua escolaridade - impactarão aspectos como a memória, reflexos visuais e raciocínio lógico.

Para quem quer saber mais do papel (fundamental) de exercícios físicos e de vários nutrientes no intelecto, vale a pena conhecer meu ebook, o Turbine Seu Cérebro. Basta clicar aqui para conferir mais. A conversa hoje é mesmo no reflexo desses hábitos de saúde. Quais são os seus? Será que eles estão favorecendo ou prejudicando o seu cérebro?

Um site em inglês, o Human Benchmark, lança luz nessa questão. Essa página dispõe de quatro testes rápidos - e até mesmo divertidos - que te darão alguma perspectiva sobre o seu poder intelectual. Há testes que examinam sua memória verbal, visual e numérica (todos eles verificando a memória de trabalho), e também os seus reflexos e tempo de reação.

Melhor que isso: o Human Benchmark vai além de servir como um "termômetro" cognitivo. Dá muito bem para usar o espaço para azeitar as suas engrenagens neuronais. Se tem algo que faz o cérebro enferrujar é o tédio. Nas palavras de um médico, Robert Bender, que concedeu uma interessante entrevista ao Everyday Health"O cérebro quer aprender coisas novas. Quando o cérebro é passivo, ele tem uma tendência a atrofiar".

Eu não poderia ter dito melhor. E é justamente por isso que qualquer atividade que desafie o seu cérebro - seja aprender uma língua, estudar ou tentar aumentar sua pontuação nos testes do Human Benchmark - irá beneficiar seu cérebro. Novas experiências são a chave para a neuroplasticidade (que, literalmente, modifica as estruturas do seu cérebro, criando novos mapeamentos sinápticos).

Dá uma olhada nos testes que estão lá no Human Benchmark:

Teste de memória verbal

Tarefa: você verá, na tela, uma série de palavras - uma por vez. Se a palavra for nova - isto é, estiver aparecendo pela primeira vez, basta clicar em "new". Caso essa palavra já tenha sido mostrada anteriormente, você deve clicar em "seen". O site permite que até três erros sejam cometidos até o "game over". Clique aqui para jogar.

Por que jogar: esse teste analisa, antes de tudo, a sua memória de trabalho. Eu sei que o nome não é tão comum. Mas se você já passou pela experiência de estudar para uma prova na última hora, então sabe do que se trata. Essa modalidade da memória envolve justamente reter temporariamente o maior número de informações ao mesmo tempo, a fim de aplicá-las em algum objetivo.

O teste exige atenção, a capacidade de armazenamento de informações verbais, manutenção dessas informações para uso em curto prazo e reconhecimento das palavras.

Como melhorar a pontuação: repetir as palavras em voz alta auxiliará na memorização - pois, assim, você estará estimulando o campo auditivo e também visual. Quanto mais sentidos envolvidos, melhor a memorização. É razoável supor que os falantes de inglês tenham mais vantagem nesse teste, por estarem mais familiarizados com as palavras e sua semântica. Isso permite que os falantes "imaginem" a palavra e se recordem dela com mais facilidade.

Teste de memória numérica

Tarefa: o teste verifica qual é o número mais longo (isto é, com mais algarismos) que você consegue memorizar. A cada round, a dificuldade aumenta: você será apresentado a números cada vez maiores. Após visualizar os números por alguns segundos, você deve digitá-los em sequência. Em média, as pessoas memorizam de 5 a 9 algarismos. Clique aqui para jogar.

Por que fazer: o teste também exercita a sua memória de trabalho - o armazenamento temporário de informações e a sua manipulação. Nesta tarefa com os números, você exige que o seu cérebro o ordene os números em sequência. Além de simples memorização, as partes executivas do seu cérebro são exercitadas. Elas devem se esforçar para traçar uma estratégia de codificação para lembrar dos dígitos e organizá-los.

Como melhorar sua pontuação: você pode se pegar repetindo em voz alta (ou usando sua "voz mental") os números que aparecem na tela. Essa é uma boa estratégia. No entanto, aqueles que conseguem melhor pontuação no teste são os que cortam o número em fatias - agrupando-os em grupos de dois a cinco, por exemplo. É muito mais fácil lembrar-se de "38 42 65" (trinta e oito, quarenta e dois, sessenta e cinco) do que lembrar-se de "384265" (trezentos e oitenta e quatro mil e duzentos e sessenta e cinco).

Teste de memória visuo-espacial
Tarefa: a tela apresentará a você uma superfície em "xadrez". Alguns "quadrados" dessa superfície irão ficar destacados. É justamente esses que você deve memorizar. A cada nível, a dificuldade do jogo aumenta. Clique aqui para jogar.

Por que jogar: esse jogo exercita a sua memória de trabalho visuo-espacial. Apesar do nome todo técnico, você utiliza essa modalidade específica em várias atividades cotidianas - como, por exemplo, ao tentar memorizar um novo caminho para o trabalho ou recordar onde você guardou um determinado objeto.

Como melhorar a pontuação: de novo, uma estratégia que demonstra sucesso é "fatiar" a localização dos quadrados, dividindo-os em grupos. Essa é uma estratégia mais eficaz do que memorizar a localização de cada quadrado individualmente. 

Teste de tempo de reação

Tarefa: a tela do jogo começa na cor vermelha e, então, muda para a cor verde. Você deve clicar na tela assim que ocorrer a mudança de cor. O jogo é repetido por mais quatro vezes - e o website calcula a sua pontuação média. Clique aqui para jogar.

Por que jogar: é um teste que verifica os seus "reflexos" - o quanto você é rápido em reagir a determinado estímulo. Um jogo muito estúpido, não? Não. Cientistas já notaram uma correlação entre o tempo de reação e parâmetros de inteligência. Indivíduos com QIs maiores tendem a ser mais rápidos nesse teste. 


O teste mede a velocidade do processamento da informação e da resposta sensorial e motora frente ao estímulo (a mudança de cor). Um indivíduo com processamento neural mais rápido (com uma veloz condução de impulsos nervosos) terá um tempo de reação melhor. 

É claro: a idade também influencia o resultado. Segundo dados independentes (verifique o gráfico "Age and Reaction Time"), aos 18 anos, o tempo de reação médio é de 296 ms. Aos 25, aumenta para 347 ms. Ao 30, chegam a 387 ms e, aos 40, 475 ms.

Como melhorar a pontuação: a bainha de mielina é uma esteira por onde as informações viajam. Seu cérebro dá a ordem para clicar na tela do celular ou no mouse do computador. Em termos simples, essa informação corre pela bainha de mielina - até atingir seus dedos - na forma de um impulso nervoso.

A alimentação, a qualidade do sono e a prática de exercícios físicos impactam a saúde da sua bainha de mielina, e, portanto, o tempo de reação. Por exemplo, suplementação com ômega 3 (DHA) em adultos saudáveis torna o tempo de reação mais veloz. Não é nenhuma surpresa. o ômega 3 preserva a integridade da bainha de mielina, como eu explico no ebook Turbine Seu Cérebro.

Como você foi?
Compartilhe aqui nos comentários como foi a sua pontuação nos 4 testes acima. Será de grande interesse se você também puder citar a sua idade e de quais suplementos você, porventura, faz uso.

4 comentários:

  1. Visual Memory: 8930
    Verbal Memory: 3
    Measured a Reaction: 338.0ms
    Number Memory: 11

    Idade: 30 anos.
    Única coisa usada foi o chá verde, amanhã farei novamente usando Noopept.

    ResponderExcluir
  2. Visual Memory: 21272
    Measured a Reaction: 226.0ms
    - dor de cabeça :/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Matheus. Bom, primeiro gostaria de dizer que tive contato com seu blog pela primeira vez no último sábado 19/03. E realmente é como um comentário que li, dentre muuuuitos dos quais eu li, que dizia algo como: "caracas, conheci agora o blog e não consigo parar de ler!" Antes de continuar, uma correção: Bom dia! Acabo de perceber que já está claro lá fora, mesmo com o quarto todo fechado, (porta, janela e cortina), já consigo notar a claridade de um novo dia que nasce. Ou seja, vim "dormir" por volta de três horas da manhã, porém estou acordada até agora. E, claro, que por teimosia, pois há umas duas horas que reluto para não dormir, simplesmente pelo fato de estar, momentaneamente, viciada nas informações e no modo "fácil" como você as passa. Fácil, para mim e acredito que para os demais leitores, pois tivemos acesso ao conteúdo já todo "mastigado" porém muito rico em informações. Estou muito admirada, pois você adquiriu tanto conhecimento e teve a humildade de compartilhar com todos por meio do blog. Já fiz muitas pesquisas sobre diversos assuntos e toda vez que me deparava com algo do tipo " saiba como ganhar muito dinheiro" , por exemplo, assim que eu clicava para descobrir essa maravilha aparecia coisa do tipo "por apenas 3 parcelas de R$150,00" descubra o segredo do sucesso. �� Sem nenhuma mínima degustação do que seria esse conteúdo. Logo, eu nunca comprei nada desse tipo, até ontem. Pois é, as informações em seu blog são tão completas, sob o meu leigo ponto-de-vista a respeito do assunto, que mesmo achando que tudo que eu gostaria de saber já estava lá, escancarado, eu tive uma imensa vontade de comprar seu e-book. E assim o fiz, comprei ontem. Aliás ontem, domingo, tudo que eu fiz durante a tarde toda, que se estendeu noite adentro, adentrando também a manhã do dia seguinte, mais conhecida por esse exato momento em que escrevo, foi ler seu blog. Ainda não li tudo porque é muita informação e minha capacidade de concentração foi diminuindo a cada hora. Agora ela está quase zero. Já faz uns quarenta minutos, ou mais, que comecei a comentar aqui e ainda não conclui. Estou sendo muito prolixa eu sei. Então como diz você, e eu adoro ouvir isso, sem mais delongas...rs...na verdade eu comecei a escrever para dizer que além de você ter me feito viciar em seu blog, me fez viciar também no site human benchmark. Apesar de serem apenas os quatro jogos é incrível como, mesmo com sono e com a cabeça explodindo de tanta informação (e está doendo messssmo), a necessidade que senti de me superar foi tão grande que me fez ficar uma meia hora jogando os benditos, mesmo depois de já ter decidido que ia dormir. Claro que no último já não aguentava mais e fiz só uma vez. Sou péssima em memória visual, o que eu já sabia ��. Mas enfim... ufa né...rs...ADOREI seu blog, mesmo! Parabéns pelo trabalho e dedicação! Segue o resultado dos testes. Tenho 32 anos e não faço uso de nenhum estimulante cognitivo, ainda.

    Number: 10 - 68%
    Reaction: 206ms - 92%
    Verbal: 35 - 61%
    Visual: 2961 - 7%

    Agora vou dormir, boa noite e ótima semana à todos. ;-)



    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog cara. Comecei o Noopept hoje e estou fazendo o teste hoje tambem para comparar com meus resultados com 10 dias de uso do nootropico.

    Number - 11 - 82%
    Reaction - 294ms -39%
    Verbal Memory - 149 pontos - 99%
    Visual Memory - 6156 - 25%

    Idade 33 anos
    Nome: Fabio

    ResponderExcluir