A ideia de aumentar o poder do cérebro parece digna de ficção científica. Quem não desejaria ter uma memória de elefante, raciocinar com mais clareza e aguçar a concentração? É um quadro pintado, por exemplo, por filmes como "Sem Limites" e que dialoga com a ambição humana de aprimorar suas próprias capacidades.
E se, como na ficção científica, houvesse uma pílula que ampliasse as capacidades mentais?
"Drogas que melhoram a cognição são também conhecidas como nootrópicos (...) Foi descoberto que alguns (...) também melhoram as funções cognitivas em pessoas saudáveis, como memória, funções executivas, criatividade e motivação", analisam estudiosos no periódico Frontiers in Psychiatry.
Nesse artigo, separei 7 substâncias que, comprovadamente, deixam o cérebro mais esperto. Mas é preciso separar a fantasia da realidade:
- Não há nada que te transformará num Einstein ou Beethoven do dia para a noite. O impacto dessas intervenções tende a ser mais modestos.
- Elas também não são isentas de efeitos colaterais, devendo seu uso ser orientado por um profissional da saúde.
- As estratégias mais poderosas são essas: boa higiene do sono, práticas físicas e alimentação saudável. Sem isso, usar suplementos para melhorar a cognição é tapar sol com a peneira.