segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Magnésio e as emoções: qual a relação?

A suplementação de magnésio pode ter benefícios para a saúde mental e humor? Conversei sobre esse tema com o médico Thiago Serra e a nutricionista Amanda Castro 

Suplementos de magnésio caíram (literalmente) na boca do povo e não ficam mais parados nas gôndolas das farmácias. Luciano Vigatto, farmacêutico, trabalha há duas décadas - e percebe uma escalada na procura por suplementos como cloreto de magnésio P.A. (pó e cápsulas) e magnésio dimalato. 

"De uns tempos para cá, está vendendo demais. As pessoas compram para tratamento de fibromialgia, dores na coluna e nas pernas", descreve Vigatto, após me enviar a foto da prateleira da drogaria reservada aos suplementos de magnésio.

Foto: arquivo pessoal de Luciano Vigatto / Reprodução

Uma melhora do humor e do estado emocional também motivam a corrida por suplementos de magnésio. Pela Internet, inúmeras páginas e vídeos vendem a ideia de que o mineral ajudaria a combater a depressão e a ansiedade. Mas será que o magnésio de fato pode ajudar a nossa saúde mental? E existem evidências científicas de que ele é eficaz em aplacar a ansiedade e melhorar o humor?

Para buscar a resposta, conversei com o médico Thiago Serra, que é formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e Pós-Graduando em Psiquiatria [clique aqui para acessar seu Instagram] e com a nutricionista clínica Amanda Castro, formada pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Alergias e Intolerâncias Alimentares e em Vigilância Sanitária [clique aqui para acessar seu Instagram].